Dicas eficientes para sua

Transformação Digital

Criado em: 30/09/2020 - Atualizado em: 30/09/2020 - Tempo estimado de leitura: 12 minutos

Transformação Digital

É muito comum encontrarmos empreendedores que decidem investir e até empreender no viés da Transformação Digital e para isso precisam reforçar seus conhecimentos em vários aspectos. As consequências desse tipo de atitude podem ser vistas em números reais da transformação digital nas empresas.

A maior parte de ações que podem (e devem) ser tomadas envolvem os seguintes aspectos fundamentais: administração e finanças, vendas e produção. Como vamos ver nos próximos parágrafos esses pilares não são trabalhados de maneira isolada. Um interfere no outro sendo interdependentes.

Mas antes, vamos a uma visão geral sobre o que a gestão na transformação digital nas empresas:

A gestão envolve uma diversidade de ações e estratégias que são desenvolvidas considerando as particularidades do segmento. Tudo converge para o sucesso do empreendimento como um todo, abrangendo tudo o que diz respeito a ela (administração, finanças, vendas e produção).

Vários aspectos podem ser trabalhados nesse sentido para que a transformação digital nas empresas seja a mais produtiva possível: planejamento, marketing, sistema, logística, operações e até a produção.

Logo a seguir, selecionamos alguns pontos importantes sobre gestão na transformação digital nas empresas. Confira atentamente cada um deles e entenda como aumentar a qualidade de sua gestão, ou até mesmo, como dar o primeiro passo para uma gestão mais eficiente.

Além disso, perceba como os aspectos citados acima estão presentes em todas as etapas em maior ou menor grau.

O que é transformação digital

o que é transformação digital?

Muitos estão buscando a transformação digital, mas será que sabem o que é transformação digital? Estamos aqui para ajudar a esclarecer isso.

A Transformação digital são todas as ações que uma empresa realiza para começar a usar a tecnologia digital, com objetivo de resolver problemas tradicionais. Essas ações devem ter resultados significativos e impactantes para serem consideradas uma transformação digital propriamente dia.

Simples de entender, ações que fazem uso da tecnologia, mas não causam tanto impacto, não podem ser consideradas uma transformação, na essência da palavra.

Imagine uma empresa que tinha suas vendas apenas em lojas físicas e criam uma loja virtual, passando a ter um percentual do seu faturamento vindo desta loja virtual, isso teve uma transformação digital. Entendeu o que é transformação digital?

Outro exemplo de transformação digital pode ser visto no marketing de uma empresa que antes era totalmente offline e agora com o apoio de uma agencia de marketing digital especializada migra ou potencializa esforços no marketing digital, alguns empresários optam por fazerem isso sozinhos, neste caso vão precisar escolher um bom curso de marketing digital.

Podemos ter ainda a transformação digital quando falamos de empreender, e para isso é possível empreender sozinho ou escolher pelas franquias existentes no mercado, inclusive digital.

Agora que já entendeu o que é transformação digital, vamos analisar alguns setores de uma empresa que podem passar pela transformação digital nas empresas, acompanhe.

Transformação digital na excelência da gestão

O primeiro aspecto a ser observado é a qualidade da gestão propriamente dita.  Os pontos que envolvem a gestão na transformação digital nas empresas podem ser bem diferentes daquilo que pode ser observado nos negócios tradicionais. E isso pode impactar nos resultados.

É necessário se preocupar em aprender tudo o que for possível em relação ao modelo de organização que é aplicado na transformação digital. Mas não apenas isso, é necessário ir bem mais fundo: sistemas de informação, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, cobrança, contratos, processos, administração, indicadores, entre outros.

Em um primeiro momento pode parecer que é muita coisa para analisar e que a situação se torna muito complexa. Mas na prática não é isso que ocorre. Como o tema tem crescido exponencialmente nos últimos anos é muito mais fácil encontrar suporte adequado e capacitação em transformação digital, inclusive você pode optar por 3 linhas de aprendizagem:

  1. Fazer um curso de transformação digital;
  2. Escolher uma mentoria especializada;
  3. Terceirizar as implementações necessárias.

Sistema operacional

Será muito complicado conseguir trabalhar a parte administrativa, as finanças e as vendas se não é possível contar com um sistema operacional bem definido e estruturado. Esse ponto é tão importante para a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL que atualmente existem diversas plataformas completamente integradas atendendo diversos serviços para este fim.

Esses serviços envolvem muito mais do que a escolha do ponto e o processo de abertura do negócio ou franquia. Eles trazem também suporte em gestão, assistência para inauguração, treinamentos e suporte técnico-administrativo que é dado durante todo o período em que o contrato for válido.

Entretanto, cabe uma observação importante aqui: o empreendedor, quanto mais experiência tiver, mais poderá contribuir para a melhoria de seu sistema operacional, trazendo ideias para novos treinamentos e serviços que poderão auxiliar na gestão com muita qualidade e inovação como um todo.

Padrão de qualidade

Digital Transformation

Cuidar do padrão de qualidade vai impactar significativamente nas vendas, produção e até mesmo na logística. Cada empreendedor desenvolve para si aquilo que chamamos de qualidade padronizada. Ou seja, é aquilo que em sua área de atuação traz resultados.

Com isso, é fundamental que o empreendedor siga esse padrão. É preciso conhecer profundamente os serviços e produtos que serão vendidos, modelo de atendimento dos clientes e administração, isso tudo pode passar pela Transformação Digital.

Analise qual a estimativa de vendas x produção, você precisará ter isso planejado e muito bem definido.

E mais uma vez, a palavra de ordem acaba sendo excelência: como a empresa ou franquia deve possuir processos que são estabelecidos e testados para cada ponto do fluxo, é preciso que o empreendedor se dedique a fazer mais e melhor com o objetivo de se diferenciar das demais empresas naquilo que for possível, tornando-se referência em sua comunidade.

Treinamento e capacitação

Não importa qual seja o setor da empresa, treinamentos são fundamentais, e na Transformação Digital não poderia ser diferente. Por exemplo, uma equipe de vendas bem treinada terá capacidade para tomar decisões mais rápidas e de maneira mais autônoma para o bom andamento dos trabalhos.

Um dos melhores benefícios de uma equipe treinada é que ela se torna independente. Ou seja, não precisa que o líder veja e avalie todas as decisões que pretende tomar. Ela faz isso porque tem segurança e confiança de quem ‘sabe o que faz’.

Por fim, o empreendedor deve considerar que treinando sua equipe está contando com o ótimo aliado para a retenção de talentos que poderão contribuir para o crescimento do negócio.

Você poderia contar com uma mentoria em Transformação Digital, ou você mesmo se capacitar e treinar seus colaboradores, ou buscar uma empresa especializada em treinamentos para a transformação digital nas empresas.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico entra como uma ferramenta essencial para o sucesso da transformação digital nas empresas em todas as suas etapas. É por meio dele que o empreendedor e sua equipe terão mais clareza sobre as missões e objetivos que deverão ser perseguidos.

Além de fazer um planejamento estratégico de forma periódica é importante que os dados levantados por meio dele sejam apresentados em números. Desta maneira, será mais fácil e prático avaliar os dados relacionados a cada estratégia tomada, o que ainda precisa ser melhorado ou quais projetos ou planos operacionais atingiram seus objetivos.

Você pode contar com um planejamento estratégico bem definido e testado quando opta por exemplo por uma franquia digital, pense nessa opção!

Organização orçamentária

Pode ser muito interessante para o empreendedor criar um plano de orçamento antes de começar a transformação digital. Nele devem constar as projeções relativas a receitas, despesas e balanços. O plano também deve trazer os objetivos financeiros de forma bem clara, plano de metas e até a remuneração de acordo com as metas atingidas, além é claro dos indicadores estabelecidos.

Aqui entra em cena um bom sistema de gestão financeira já que eles permitem analisar e mapear a origem, o direcionamento e a movimentação do capital. Eles ainda evitam o uso de planilhas físicas que, convenhamos, nem sempre apresentam todos os detalhes que vamos precisar e isso sem contar com a possibilidade de erros.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (KPI’s) devem ser acompanhados e atualizados frequentemente. Assim, será possível otimizar a administração identificando quais são as ações necessárias para que as metas sejam atingidas e que melhorias possam ser feitas.

Por isso, é fundamental analisar quais indicadores podem ser usados na transformação digital de forma eficiente. Entre os mais efetivos podemos citar o ROI, payback, volume de vendas, número de clientes, taxa de conversão e faturamento.

Tudo isso deve estar no seu radar para ter realmente sucesso na modernização do negócio, assim você vai avaliando se os passos estão de acordo e valendo a pena.

Avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho são muito importantes especialmente quando consideramos o setor de vendas ou de produção. Mesmo que de maneira informal, é preciso sempre ter conhecimento sobre o que os colaboradores estão fazendo, quais os problemas eles estão encontrando e em quais áreas deve-se dar uma atenção maior.

Uma simples mudança pode gerar resistência nos recursos humanos de sua empresa, ou de algum setor específico, imagine quando o tema é uma transformação digital nas empresas, por isso faça as avaliações de desempenho, isso ajudará e muito os projetos darem certos.

Pense no futuro

Por fim, o crescimento do sucesso na transformação digital das empresas também envolve o planejamento dos próximos passos. Novos planos devem aparecer sempre. Lembre-se que a inércia apenas chega quando não há uma direção clara para onde ir.

E então, está pronto para melhorar a qualidade de sua empresa e evoluir para o próximo nível? Se ficou alguma dúvida conte conosco!