Conheça as franquias de sucesso para ganhar dinheiro

Criado em: 02/04/2020 - Atualizado em: 01/07/2020 - Tempo estimado de leitura: 26 minutos

franquias de sucesso

Como escolher as franquias de sucesso para investir e ganhar dinheiro

Optar por empreender já é uma escolha difícil que exige coragem e determinação, mas a parte que mais gera insegurança é decidir onde e como investir em franquias. Muito se ouve falar sobre franquias de sucesso, retornos rápidos e baixos investimentos, mas a maioria dos empreendedores se sentem perdidos no meio de tantas opções e ficam na dúvida quando o assunto é: como escolher a franquia certa?

Não há dúvidas que as franquias de sucesso são uma excelente oportunidade para quem quer começar um novo empreendimento. Além do retorno financeiro vantajoso, esse modelo de negócio já é adquirido com reconhecimento de marca, estudo do mercado e tempo de estrada.

Mas, antes de investir em franquias é preciso avaliar alguns pontos importantes. Por exemplo, se a franquia atende ao seu perfil como empreendedor e quais são as exigências da franqueadora. Além disso, analisar somente o retorno o financeiro não é uma bom caminho, é preciso gostar do que faz. 

E se você, está pensando em abrir um novo negócio e vê na franquia a oportunidade certa, continue a leitura que vamos te ajudar a encontrar a sua franquia de sucesso!

Por que aumentaram as opções de franquias de sucesso no mercado?

Com o desenvolvimento da tecnologia surgem inovações, novos segmentos e modelos de negócios e o mercado se movimenta para acompanhar essas novidades.

Segundo o estudo do Desempenho do Franchising Brasileiro, divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias é responsável por 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB), e o setor de franquias nacional teve o crescimento de 6,1% no primeiro semestre de 2019.

“As informações revelam que o setor de franquias manteve sua trajetória gradativa de crescimento, grande parte em virtude da sua estrutura básica, como trabalho em rede, ganhos em escala, marcas consolidadas, treinamento contínuo, dentre outros fatores”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Quando um negócio original começa a crescer e fazer sucesso, interessados e até os próprios consumidores que gostaram do produto, passam a querer investir nele e assim surge a vontade de expandir a empresa e transformá-la em franquia. 

Mesmo diante das oscilações da economia brasileira o setor se mantém em alta. O faturamento foi de cerca de R$ 47 bilhões de reais entre os meses de julho e setembro de 2019, o que gera expectativa para o desenvolvimento de mais modelos de franquias.

Antes de continuar a leitura deste conteúdo, recomendamos que você assista essa série de vídeos que descobrimos sobre franquias, é gratuita e muito instrutiva.

tudo sobre as melhores franquias

 

Qual o segredo do sucesso das franquias?

Uma das principais preocupações dos gestores no momento da expansão do negócio original para franquia é como estabelecer um formato de operação que seja facilmente replicado. 

Desta forma, as franqueadoras se empenham em oferecer um modelo de negócio padronizado, testado e pronto, já para inibir possíveis riscos aos franqueados e consequentemente, a sua própria marca.  

Por este motivo as franquias têm se destacado diante de outras formas de investimento, pois geram mais segurança principalmente aos empreendedores iniciantes, que não tem têm experiência para começar um negócio do zero. 

Dentro da estrutura que o modelo de negócio oferece, já está incluso o planejamento estratégico, treinamento e acompanhamento da gestão que é aplicado em todas as unidades da rede. Oferecer esse apoio e segurança, é o grande diferencial que faz as franquias terem cada vez mais aceitação no mercado.

Por que ser um franqueado de sucesso?

  • Para sair na frente! Pois começar um negócio se vinculando a uma marca consolidada que já oferece credibilidade, competitividade e tem produtos/serviços testados, já facilita muito a caminhada;

  • Por fazer parte de uma rede poderá se beneficiar de descontos, de prazos estendidos e de pagamentos em condições especiais;

  • Obter retorno rápido é muito mais fácil investir em franquias do que desenvolvendo um negócio independente, que ainda vai precisar de tempo para se estabelecer no mercado;

  • O apoio, orientação e treinamento do franqueador é um dos principais benefícios pois mesmo os empreendedores de primeira viagem que não tem muita experiência, recebem um acompanhamento na gestão do negócio passando a ter condições de desenvolvê-lo.

  • Maior garantia de mercado e crescimento, pois o franqueador está sempre estudando o negócio, conhecendo os perfis de novos clientes e analisando a estratégia da concorrência.

  • Custos de instalação mais acessíveis, pois como todo o projeto arquitetônico é padrão o franqueador já oferecerá o planejamento pronto e com mais facilidade de pagamento, sendo que em um negócio independente esses custos podem fugir completamente da previsão de gastos.

  • Economia com marketing, pois os custos das ações são realizados em escala sendo dividido por toda a rede de franqueados.

Como escolher as franquias de sucesso certa?

Está aí uma pergunta que parece difícil, mas não é. Afinal, não existe franquia certa!

Apesar dos inúmeros segmentos e opções, o ideal é buscar algo com que você tenha afinidade.

Encontrar a franquia que mais combina com o seu perfil, requer uma verdadeira reflexão sobre a importância dessa escolha, até porque é essa oportunidade que irá te manter financeiramente pelos próximos anos. 

Por exemplo, se não terá tempo disponível para trabalhar até a tarde, uma franquia de pizzas delivery já pode sair das opções, assim como, as franquias de shopping que requerem dedicação aos finais de semana e feriados. É importante entender o que você realmente quer e encontrar algum negócio que se encaixe com as suas convicções.

Se faça perguntas como:

  • O que eu quero para minha vida nos próximos anos?

  • Vou alcançar os meus objetivos abrindo uma franquia?

  • Eu tenho apoio da minha família para a nova empreitada?

  • Qual rotina de trabalho quero ter?

  • Qual segmento eu gostaria de atuar?

  • Quanto dinheiro eu tenho para investir em franquias de sucesso?

  • Onde eu gostaria de abrir?

  • Quanto eu gostaria de lucrar?

  • Gosto de trabalhar com público?

  • Gosto de trabalhar home office?

É claro que todas essas respostas representam o seu momento atual e que no futuro muita coisa pode mudar, mas ter esse pensamento a longo prazo faz parte do amadurecimento da visão empreendedora e diminui o risco de escolhas erradas.

5 principais erros na hora da escolha!

Agora que já entendemos como escolher uma franquia de sucesso, é indispensável conhecermos os principais erros na hora de decidir. Vamos lá?!

1. A franquia da moda

Normalmente muitas pessoas escolhem a franquia da moda, acabam se deixando levar pela tendência do momento, e esquecem de analisar se o segmento da marca consegue se manter no auge por muito mais tempo.

2. A franquia que dá mais lucro

Wallace Castro, Diretor de planejamento comercial da franquia de marketing digital High Sales, explica que nem sempre a franquia que mais fatura é a que tem maior lucratividade, e não somente boa lucratividade significa sucesso.

Segundo esse especialista, “o sucesso depende diretamente da sua identificação com o modelo de negócio, pois franquia nenhuma garante lucratividade. Se você não oferecer dedicação e amar o que faz, dificilmente a lucratividade virá, pois ela uma consequência de foco, dedicação e empenho no negócio. Escolha algo com que você passe a maior parte do seu dia trabalhando e se sinta feliz por isso.” afirma.

3. Escolher com base no investimento inicial

Fato que devemos ter consciência do que podemos investir em franquias em alta ou não, mas abrir um novo negócio só porque o investimento é baixo, é estar fadado ao fracasso. Independente do tamanho do investimento, você deve acreditar no potencial que aquela marca representa e criar laços com ela.

4. Fazer a escolha por influência de terceiros

Se você irá abrir um negócio essa escolha tem que ser sua e somente sua, não adianta optar por uma franquia que a sua família escolheu ou que o seu amigo indicou. Se é você que estará na frente do negócio, deixe de lado a opinião alheia e acredite na marca que mais represente as suas vontades e aptidões. 

5. Escolher uma franquia que não se encaixa com o seu perfil

Como já falamos anteriormente, é importante ter um bom autoconhecimento e ver como funciona a franquia que está querendo escolher na prática. Não adianta avaliar apenas o retorno financeiro. Se você não gosta do que faz, você está desperdiçando parte do seu potencial e das suas chances de sucesso. 

Dicas extras sobre como escolher as melhores franquias do brasil!

  • Tome cuidado com terceiros contratados para vender franquias, eles podem fazer promessas e não cumprirem, o ideal é tratar diretamente com o franqueador

  • Antes de bater o martelo visite uma unidade própria do franqueador para conhecer de perto o modelo de negócio;

  • Existe um documento chamado COF (Circular de Oferta de Franquia), que você pode solicitar ao franqueador e ele tem a obrigação de mostrar. Neste documento constam informações importantes sobre o modelo de negócio, se a rede possui alguma questão judicial pendente, além dos dados de todos os franqueados e aqueles que deixaram a rede nos últimos doze meses;

  • Não tenha vergonha de fazer perguntas, para fechar qualquer negócio você deve estar completamente seguro em relação a todas as questões.

Conheça franquias de sucesso em alta nos segmentos que mais cresceram!

Todos os segmentos citados pela ABF registraram crescimento no segundo trimestre comparado ao mesmo período de 2018. Mas o segmento que mais cresceu no segundo trimestre foi o de Serviços, com alta de 8,9%.

Segundo a ABF, esse avanço se deve ao aumento da procura por serviços administrativos e processos de automatização, a atuação de fintechs e de fornecedores da cadeia de meios de pagamento e crédito!

Incrível, né? Conheça agora algumas das franquias em alta que mais cresceram:

Franquia de Marketing Digital High Sales

A High Sales trabalha com um modelo de negócio baseado em franquias de marketing digital, no qual oferece no mercado um modelo de negócio All-in-one. Com uma única plataforma digitalsimples e robusta, você pode administrar todos os serviços de Performance Digital. Tudo ao mesmo tempo e em um lugar só.

Isso possibilita ter uma franquia de sucesso sustentável e eficiente, além de ajudar o franqueado a destacar seus projetos em relação as ferramentas de mercado.

A franquia modelo agência de marketing digital está pronta e testada para faturar até R$ 40 mil por mês. A High Sales já tem mais de 17 anos de mercado, 30 mil clientes e cerca de 25 franquias por todo o Brasil.

Mas, porque marketing digital? O mercado de marketing digital estima crescer 12% até 2021 e já fatura mais de 10 bilhões por ano. Ah! Outro diferencial dessa franquia é que ela funciona no modelo home-based, ou seja, você pode trabalhar de casa ou montar um escritório próprio - e isso é qualidade de vida. 

Saiba mais sobre as franquias de marketing digital!

Franquia Beblue

O BEBLUE é a primeira fintech brasileira de pagamentos que permite ao consumidor aumentar seu poder de consumo por meio de recompensa em cashback, e possibilita aos estabelecimentos comerciais o aumento de vendas e fidelização de clientes.

Maria Brasileira

Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira está em 25 estados brasileiros. Surgiu com o intuito de suprir uma necessidade do mercado: a de atender a residências e empresas com profissionais capacitados e de confiança. 

O trabalho diferenciado e o suporte oferecido aos franqueados fez com que a marca recebesse em 2017 e 2018 o Prêmio Top 25 do Franchising, ficando entre as 25 melhores franquias do Brasil, além de ser a única empresa do segmento a ganhar o selo de excelência da ABF em 2018.

Franquia TOTVS

A TOTVS é líder absoluta no mercado SMB do Brasil e cria soluções inovadoras para transformar o dia a dia das empresas e ajudá-las a superar os desafios de seus negócios. 

É a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do país, investindo R$ 1.6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 5 anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Atuam no segmento de desenvolvimento de Software - Consultoria em tecnologia da informação.

Franquia IEV

O Instituto de Especialização em Vendas – IEV oferece cursos online na área de vendas (especialização em vendas, gestão de equipes comerciais e turbine suas vendas-, além de realizar congressos e palestras. Fundada em junho de 2014, a rede tem hoje 50 unidades franqueadas e exige um investimento inicial de R$ 17 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro).

Pet Shop Alvorada

A franquia de pet shop foi fundada em 1995, na cidade de São Paulo, mas apenas tornou-se uma rede franqueadora na década de 2000.

O Brasil é segundo maior mercado pet do mundo. O animais de estimação sempre fizeram parte da família e, para muitos, são considerados com um verdadeiro filho. Com a expansão do setor, a franquia também cresce. O investimento inicial não é alto, mas é necessário cuidados especiais com o animais. 

Remax - franquia no ramo imobiliário

Segundo um levantamento da Infomoney, o setor imobiliário havia estima de crescimento de 20% em 2020. Com o aquecimento desse mercado, ele volta a movimentar dezenas de bilhões de reais. 

A compra, venda e locação de imóveis gera muita oportunidade. Mas, apesar de mostrar ser um bom investimento é preciso é ter diferenciais, mesmo sendo um franqueado. Lembrando que, para atuar na ponta como corretor é necessário ter CRECI — registro expedido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

A Remax se apresenta como a maior franquia de redes imobiliárias do mundo e pode ser uma excelente escolha para quem se interesse pelo segmento. A empresa tem vários reconhecimento nacionais e internacionais que a colocam entre as melhores franquias do brasil.

ConsertaSmart 

A ConsertaSmart é uma franquia de conserto de celulares. O segmento é bem promissor já que o mercado é grande e expansivo. Ao escolher a franquia da ConsertaSmart, o empreendedor receberá todo o apoio necessário, como: treinamentos, ferramentas, sistema de gerenciamento, identidade visual e muito mais.

A ConsertaSmart tem mais de 350 unidades franqueadas em todo o Brasil se tornou referência em manutenções rápidas de smartphones e tablets. Para garantir qualidade na prestação do serviço, a rede certifica todos os cursos e treinamentos oferecidos, além de utilizar sistemas e processos online.

Acqio - máquina de cartão

Não é novidade que no comércio brasileiro a maioria das transações são feitas através do cartão de crédito, por isso, esse modelo de franquia tem atraído os olhares dos investidores. 

Além disso, o valor de investimento é baixo e é possível ter bons retornos financeiros. Em 2020, a Acquio esteve entre as 50 maiores franquias do Brasil segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising.

Conheça franquias de sucesso 2020 gigantes

Se você está pensando em um investimento maior em grandes franquias de sucesso, você pode estar buscando as melhores franquias para se investir no brasil, então separamos algumas opções de franquias gigantes para você!

China in box

A China in Box é considerada uma das franquias de sucesso gigantes com 150 unidades em 2019 ganhou o Prêmio das Melhores Franquias de Sucesso do Brasil.

Com rígido processo de qualidade testa todos os ingredientes para receitas da tradicional culinária chinesa, porém adaptadas ao paladar do brasileiro.

Prepare o bolso pois os investimentos variam entre R$ 540.000 a 730.000, mas essa é uma das grandes franquias de sucesso.

Casa do Construtor

Com selos de excelência desde 2004 e 278 franquias de sucesso, é uma opção focada em levar soluções através de locação de máquinas e equipamentos para a construção civil.

Para ter uma ideia do sucesso dessa franquia aproximadamente 50% dos franqueados possuem mais de uma unidade.

Se você tiver um capital de investimento de R$ 650.000 poderá participar do processo seletivo dessa franquia, que é uma das franquias de mais sucesso no brasil em seu segmento.

Clube Melissa

Para quem gosta do segmento de sapatos uma das franquias de sucesso no Brasil é a Clube Melissa. Já são 180 lojas espalhadas pelo Brasil, e a variação de investimentos está na ordem de 265 mil reais e 495 mil reais.

O Boticário

A quem diga que você só entra nas franquias O Boticário por indicação de atuais franqueados. Com 3716 franquias de sucesso espalhadas pelo Brasil, dispensa muitos comentários.

Quer investir em franquias como essa? Então prepare pelo menos R$ 510.000, isso é o mínimo de investimentos.

O Boticário está entra as melhores franquias para se investir no brasil, pois é um segmento de franquias em alta.

 McDonald’s

Quem nunca assistiu o filme: Fome de Poder? Contando a história de uma das melhores franquias de sucesso de alimentação do mundo o McDonald’s.

Realmente é um sonho de qualquer investidor que gosta da área de alimentação, mas esse sonho custa bem carinho para ser realizado, sabe quanto?

Aproximados R$ 2,5 milhões. Vai encarar?

No segmento de alimentação essa está entre as melhores franquias para se investir no brasil, pois é uma das grandes franquias de sucesso.

Bob’s

Ainda na área de alimentação, se você não tiver R$ 2,5 milhões para investir em franquias de sucesso McDonald’s, que tal essa opção que já conta com 1038 franquias de sucesso espalhadas Brasil a fora?

Essa franquia requer um investimento de:

  • R$ 1.411.000 para Drive-Thru

  • R$ 834.000 para lojas de rua

  • R$ 779.000 para lojas em praças de alimentação ou espaços compartilhados

Junto com as franquias de sucesso McDonald’s, esta é uma das franquias de mais sucesso no brasil do segmento.

Wizard

Se você gostar no mega nicho de ensino a Wizard pode ser uma boa opção. Já são 1231 franquias de sucesso no Brasil, e o investimento está variando entre R$ 120.750 a 406.000.

Mas não se preocupe, se você realmente quiser entrar nesse segmento de franquias, mas não tem todo esse capital, pode optar pela Fisk, vejamos.

Fisk

Fundada em 1958, com mais de 900 franquias no Brasil a Fisk é um centro de ensino de língua estrangeira reconhecido em todo o país. Com investimentos a partir de R$ 83.500,00 a Fisk foi eleita três vezes a melhor Franquia do Brasil pela PEGN.

Essas duas sem dúvida estão entre as grandes franquias de sucesso no Brasil.

Cacau Show

A empresa foi fundada em 1988 e apenas com 25 anos de história a franquia Cacau Show já era a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, a rede conta com mais de 2.000 unidades em todo o Brasil. Por isso, é tão fácil encontrar uma cacau show nos principais shoppings e avenidas.

Especialista em trufas, a franquia Cacau Show está em constante inovação, e ainda oferece uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos, bolsos e momentos, por isso é considerada sempre como uma das franquias em alta.

E aí, já escolheu a sua franquia?

Bom, como você viu, opções não faltam para investir em franquias de sucesso! E caso você queira conhecer uma maior a variedade do mercado das melhores franquias do brasil, visitar a ABF Franchising EXPO pode ser uma boa pedida. Esta feira que acontece em São Paulo, pode ser uma excelente oportunidade para conhecer novas marcas e segmentos.

Por fim, uma boa dica antes é conversar com franqueados de outras regiões e até com ex franqueados. Entenda as suas dificuldades, analise os que estão crescendo e o porquê de alguns terem deixado o negócio.

Gostou deste post sobre as franquias de sucesso 2020?

Compartilhe nas suas redes sociais e mostre que você está sempre antenado nas estratégias de empreendedorismo digital!

Deixe o seu comentário e compartilha com a gente todas as suas dúvidas e ideias sobre as Franquias de Sucesso!