Criado em: 15/07/2019 - Atualizado em: 28/10/2020 - Tempo estimado de leitura: 17 minutos
Está procurando saber Como Prospectar Clientes de Marketing Digital? Então chegou no lugar certo.
Para conquistar de vez, o cliente é preciso garantir alguns passos:
Embora existam muitos canais de comunicação, é mais importante investir em qualidade do que quantidade — ou seja, utilizar os canais escolhidos da melhor maneira possível, garantindo que o seu contato com o cliente seja eficiente e que você consiga ótimos resultados digitais.
No post, vamos mostrar como prospectar clientes de marketing digital usando duas das melhores ferramentas disponíveis para você:
Acompanhe!
O copywriting é um tipo de texto estratégico muito utilizado em marketing para incentivar os leads a tomar determinadas decisões, e com isso potencializar as oportunidades de vendas.
É persuasivo e tem o objetivo de fisgar o leitor e encantá-lo, para que ele não só se interesse pelo conteúdo como também queira saber mais sobre sua marca ou e-commerce.
Esse tipo de texto é criado para mostrar ao visitante que ele tem uma necessidade e que precisa ser satisfeita.
No caso do e-mail, desde o campo de assunto o visitante é completamente seduzido e se sente motivado a saber mais sobre sua marca, o seu produto ou serviço, até chegar o momento de fechar a venda.
Antes de elaborar qualquer estratégia de conteúdo, é preciso conhecer bem o seu público e o que mais o interessa, afinal estamos na era da personalização.
Uma dica é criar a sua buyer persona, isso é, uma espécie de personagem que representa o seu público-alvo.
Procure pensar em seus clientes e consumidores potenciais como se fossem uma pessoa.
Como ele é? Em que trabalha?
É casado, solteiro? Tem filhos? Quantos anos tem? O que faz no tempo livre? Quais conteúdos costuma consumir? Quais são suas dores, medos, anseios, objetivos, desejos.
Por onde ele navega (portais, redes sociais e etc).
Descreva todos os elementos que podem compor a persona e, em seguida, segmente o seu conteúdo.
Como consumidor, você já deve ter percebido que nem sempre a compra de um produto é a primeira coisa que vem à cabeça quando você sente que há uma necessidade que precisa ser satisfeita.
Com a maior parte das pessoas também é assim.
É por isso que, quando falamos em vendas na área de marketing digital, precisamos falar antes de funil de vendas.
Entenda melhor sobre isso a seguir!
O funil de vendas é uma maneira de conduzir o cliente para que ele chegue ao objetivo final de toda a nossa estratégia, que é fechar a venda.
Porém, para que ele chegue até lá, é preciso que você entenda em qual etapa desse funil o cliente está.
Veja só!
Nesta etapa, é possível que o cliente não conheça bem a sua marca e não tenha necessidade de algum produto ou serviço, sequer intenção de compra.
É preciso gerar interesse no consumidor desde o assunto do e-mail. Portanto, não negligencie essa parte do texto!
Uma empresa que atua com marketing digital diria algo como: "Será que você sabe tudo sobre marketing digital?" ou mesmo "O segredo para criar os mais cativantes assuntos de e-mail marketing".
Uma vez que o cliente gostou do seu conteúdo e passou a acompanhá-lo, é hora de mostrar para ele que tem um problema — por exemplo, utilizando a linha do primeiro e-mail, o lead se interessou e ele precisa saber mais sobre marketing digital.
Neste momento, ele vai começar a pesquisar mais sobre o assunto.
É por isso que você deve abordá-lo antes mesmo que ele saia por aí, buscando informações.
Em vez de somente dar dicas que fazem parte do conteúdo que você domina, é hora de oferecer um “algo mais aprofundado e especializado”.
No caso de conteúdo sobre marketing digital, você pode começar levando-o a se aprofundar no assunto.
Por exemplo, você pode enviar um e-mail com assunto: "Como garantir que a minha estratégia de marketing digital está dando resultado?".
Ao final do texto, pode indicar que ele acesse um e-book ou mesmo uma landing page que o leve a compreender mais sobre tópico de que o e-mail trata.
Para acessar o material, o seu cliente potencial vai ter de se cadastrar e deixar informações como o telefone e o e-mail pessoal.
Se o cliente ainda não é cadastrado você vai guardar esses dados para entrar em contato no momento apropriado, se o cliente já está cadastrado e você tem um sistema CRM a própria automação cuidará dos próximos passos..
Se o cliente tem um problema, que tal oferecer a solução? Aqui o contato por e-mail já está bem mais quente.
Uma vez que ele já está ciente de que precisa resolver um problema, é hora de causar aquele senso de urgência para encontrar a solução, e aquecer ainda mais seu lead.
Em um e-mail, você pode apresentar os riscos de não solucionar o problema, ou ainda melhor as vantagens de ter sua solução e os benefícios que ela já trouxe a outros clientes reais seus.
Por exemplo: "Entenda os perigos em não investir em marketing digital", ou então "Veja como nosso cliente XPTO cresceu 33% utilizando campanhas de Marketing Digital".
Ao longo do texto, mostre ao leitor a relevância do conteúdo, e como seu cliente poderia utilizar das mesmas métricas para o seu negócio.
Um bom exemplo é: "Quer atrair de vez o cliente para o seu e-commerce? Então, você precisa usar as ferramentas de marketing a seu favor.". No final do texto, indique algum tipo de ação para que o cliente resolva sua dificuldade.
Você pode sugerir a ele para entrar em contato com a sua empresa ou conhecer a sua loja virtual.
Entendeu por que esse tipo de e-mail é considerado Cold Email Copywriting?
Este é o seu momento máximo que todo empreendedor quer ver acontecer muitas e muitas vezes. E o marketing digital pode ajudar se você entender como prospectar clientes de marketing digital.
Se o cliente chegou até aqui, ele já é mais do que um cliente potencial: ele já é praticamente seu! Nesta etapa, é hora de mostrar os diferenciais do seu produto, os benefícios exclusivos que você tem, a oferta irresistível, não basta apenas você saber como prospectar novos clientes pela internet, precisa ter uma excelente oferta preparada.
Por exemplo: "Em nossa empresa, contamos com os melhores profissionais de marketing digital do mercado" ou "Criamos uma estratégia diferenciada a partir das necessidades do seu negócio!".
Mas não pense que o trabalho acabou. Após a conclusão da venda, ainda será preciso manter o cliente interessado.
Ou seja, use o e-mail também para suas ações de pós-vendas.
Está ficando claro como prospectar novos clientes pela internet? Lembre-se contar com ajuda de empresas de marketing digital por ser uma boa opção.
A primeira ação a ser tomada é saber onde o seu público desejado está:
Com isso você gastará menos e será bem mais assertivo.
Depois sem dúvida você terá dois caminhos:
Agora que você já escolheu qual caminho a seguir é hora de colocar sua campanha de alta performance para rodar e colher seus frutos.
Está ficando claro como prospectar novos clientes pela internet? Qualquer dúvida fale conosco ok!
Os CTAs, os famosos call to action, são, como o próprio nome indica, um chamado para a ação. Ou seja: trata-se de uma indicação para que o visitante saiba o que fazer em seguida e avance no funil de vendas.
Por exemplo, se o seu visitante está na primeira fase, ainda conhecendo o conteúdo, e mal sabe que tem uma necessidade a ser satisfeita, não vale a pena convidá-lo a conhecer a sua loja virtual ou entrar em contato.
Já o visitante que percebeu a necessidade pode ser motivado a conhecer mais sobre o produto.
Por exemplo:
"Você tem uma loja virtual, mas está em dúvidas sobre suas estratégias de marketing digital? Entre em contato conosco!"
Ou mesmo:
"Quer continuar acompanhando nossos posts? Siga a nossa empresa nas redes sociais!"
Caso queira que ele continue acompanhando seus textos sem necessariamente assumir-se como um e-commerce, é possível sugerir outro post, por exemplo:
"Viu só como prospectar clientes usando o e-mail? Mas como garantir que ele avance no funil de vendas? Confira as nossas dicas de como usar o CTAs para gerar resultados em seu e-commerce!”
Como você pode ver, o e-mail é uma ótima ferramenta para conseguir resultados e gerar vendas.
Existem algumas regras que você pode seguir para que as pessoas que não te conhecem ou não conhecem ao seu negócio te respondam e você tenha sucesso em conquistar novos clientes.
Se você não sabe o nome da pessoa para quem está enviando o e-mail, não fez um bom dever de casa e não sabe as informações suficientes para começar uma boa abordagem.
Faça a sua pesquisa primeiro e envie o e-mail de maneira direta e personalizada, sem passar muito dos limites.
Já te explicamos logo acima como criar CTAs incríveis com a ajuda do copywriting. Invista nisso, mesmo que leve um tempo muito grande no começo.
33% das pessoas abrem um e-mail com base no assunto. Algo bem significativo não é mesmo?
Eu não sei vocês, mas o nosso tempo é algo curto e quase não temos para parar e ficar lendo longos e-mails.
Se você quer chamar a atenção de possíveis clientes precisa mantê-lo curto, usando frases curtas para clientes e divididas em parágrafos pequenos, diretos e que são "entendíveis".
Caso você tenha enviado e-mail para possíveis clientes e não recebeu nenhuma resposta, verifique as mensagens enviadas e veja se não acabou sobrecarregando seus leitores.
Assim como usar frases curtas para clientes, o título ou assunto do e-mail precisa ser o mais objetivo possível, primeiro porque tem aplicativos de e-mails que contam títulos longos, segundo porque fica entediante mesmo.
Não deixe seus leitores sobrecarregados.
Quer que o seu possível cliente responda seu e-mail? Seu conteúdo não pode parecer um cópia e cola, que parece que foi 100% tirada de um blog que você leu na internet. Escreva um e-mail mais pessoal, saiba como:
Essas são apenas algumas regras. Mas comece a implementar em sua rotina para enviar cold email copywriting e aproveite cada momento de COMO PROSPECTAR CLIENTES DE MARKETING DIGITAL.
Sei que o tema não é sobre mailing list, mas fazer uma limpeza de tempos em tempos na sua base de e-mails ajudará e muito.
Gostou deste post? Então compartilhe nas suas redes sociais e mostre que você está sempre antenado nas estratégias de marketing digital.