O que é CRM e qual Software CRM escolher?

Criado em: 06/05/2020 - Atualizado em: 06/05/2020 - Tempo estimado de leitura: 29 minutos

O que é CRM

Oferecer um bom serviço ou produto é o que toda empresa almeja, mas a verdade é que possuir as melhores opções do mercado não garante o sucesso de um negócio. As vendas são a base que sustentam um empreendimento, mas são clientes que sustentam as vendas.

Sendo assim, no mercado de hoje, é essencial para aqueles que possuem o próprio negócio, não só garantir a qualidade do que é oferecido, mas também a capacidade de atender às necessidades e desejos de seus clientes, mantendo um bom relacionamento com esses.

Por esse motivo muitos empresários têm utilizado o CRM em seus negócios, o que tem gerado ótimos resultados. Afinal, conquistar mercado é o objetivo de qualquer empresa, o CRM marketing é uma estratégia fundamental para que esse objetivo seja alcançado com êxito.

Ter um bom Sistema CRM permite não só um bom controle sobre o relacionamento com clientes e do processo de vendas da empresa, mas do que isso ele serve para impulsionar o crescimento e a sustentação de um negócio. Isso acontece porque o sistema CRM não é apenas um software de solução de vendas, é mais que isso um recurso estratégico.

Mas se você que está lendo isso se perguntou “afinal o que é CRM?”, não se preocupe. Nesse texto você encontrará tudo que precisa saber sobre o conjunto de práticas tão explorado no ramo dos negócios no dia de hoje.

Neste artigo você vai ver:

  1. Afinal, o que é CRM?

  2. Quais são os objetivos de um CRM?

  3. Como funciona um CRM?

  4. O que um CRM oferece?

  5. Quais são os tipos de CRM?

  6. Entenda qual é a diferença entre CRM e ERP?

  7. Quais os melhores tipos de CRM?

  8. Mas, afinal, minha empresa precisa de um CRM?

  9. Porque adotar um CRM na minha empresa

  10. Qual Sistema CRM escolher? Conheça os principais CRMs

Vamos, então, começar pelo básico:

Afinal, o que é CRM?

CRM é a sigla usada para a Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Isso porque, apenas em raros nichos de mercado, a venda acontece já no primeiro contato com o cliente. Por isso, é necessário construir um relacionamento com esse consumidor e mostrar para esse o valor do produto.

O Customer Relationship Management, na verdade, engloba todo o processo que permite para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar tendências, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e a satisfação dos consumidores.

O Sistema CRM também visa a captação de novos clientes, além de apresentar os melhores canais para alcançá-los.

Deu para entender o que é CRM?

Quais são os objetivos de um CRM?

  • Planejar vendas e vender mais

  • Analisar os clientes

  • Aumentar a satisfação dos clientes e fidelizá-los

  • Alinhar o marketing e o setor de venda

  • Entender o consumo e segmentar as ofertas

  • Fortalecimento da marca

Ressalta-se que a fidelização de clientes é uma das maneiras mais efetivas de se conseguir tudo isso. Alguns afirmam que o objetivo do CRM é a fidelização de clientes, pois é a principal via de aplicação da estratégia para o alcance de tais objetivos.

Mas, como o software CRM faz tudo isso? Continue a leitura!

Como funciona um CRM?

Existem inúmeras funcionalidades que identificam um sistema CRM de vendas e que auxiliam a gestão do relacionamento com o cliente. Além disso, o software automatiza processos dos setores de marketing e vendas.

Basicamente, um CRM online reúne e integra dados valiosos de seus clientes e potenciais clientes, incluindo desde informações pessoais como nome e número de telefone até as visitas em seu sites, ligações telefônicas com a sua empresa, e-mails, entre outras interações.

Assim, o software CRM prepara a sua equipe de marketing e vendas para qual o melhor momento de entrar em contato com esse lead e concretizar a venda. Além disso, a sua equipe sempre trabalha sobre informações precisas e atualizadas deste consumidor.

O que um Sistema CRM oferece?

Ao adquirir um sistema CRM o empresário agrega ao seu negócio diversos recursos e entre eles estão:

  • Armazenamento em nuvem

Com a tecnologia em nuvem todos os arquivos são lançados em um único lugar e a informação fica centralizada em um servidor seguro – podendo ser acessado a qualquer momento. Dessa forma, é possível garantir a integridade dos dados, tanto da sua empresa quanto dos seus clientes.

  • Automação de tarefas

Uma das vantagens oferecidas pelo CRM é a automatização de parte das tarefas comuns do dia a dia, para que o negociante ganhe tempo, por exemplo, para investir em seu relacionamento com o cliente.

  • Agenda integrada

Ao CRM costuma estar acoplado sistemas de alertas que podem evitar que os prazos sejam perdidos por descuido -já que transmite avisos para as datas destacadas-, e negociante ainda é alertado quanto aos seus afazeres e reuniões agendadas com clientes, por exemplos.

Existe inclusive a possibilidade de consulta da agenda de todos os colaboradores, tornando a integração ainda mais concreta.

  • Integração com o website

O CRM registra automaticamente todos os clientes que se cadastram no site da empresa ou negócio, poupando tempo do cadastro manual desses em um software.

Além disso, depois que o cliente se cadastra, fica possível registrar todos os passos deste consumidor.

  • Automação dos processos de vendas

Além dos recursos citados, o CRM permite também o disparo de e-mails e mensagens automáticos para os clientes e potenciais clientes registrados no software. O adicional garante a funcionalidade de fluxo de nutrição de e-mails e marketing.

  • Relatórios precisos

Com um sistema CRM é possível acessar facilmente um banco de dados com informações preciosas como “quem vendeu mais”, “quais produto teve uma demanda maior”, “quais canais de propaganda obtiveram o melhor resultado”, e diversos outros elementos que auxiliam uma melhor gestão.

  • Funil de vendas

Alguns softwares CRM possuem essa funcionalidade que altera toda a forma de captação, negociação e fechamento de vendas do seu time comercial.

O funil de vendas se trata de um conjunto de diferentes gatilhos e etapas que monitoram os passos dos potenciais clientes registrados no software e consegue entender em qual etapa esse cliente está.

Então, o sistema CRM entende se esse cliente já está preparado para ser abordado pelo time comercial ou se ainda pode ser nutrido com mais e-mails pelo seu time de marketing.

É possível criar funis de venda completos e personalizados para segmentos diferentes de clientes, e com ele é possível monitorar o cliente durante todo o processo da compra.

Entenda mais sobre funil de vendas aqui.

  • Integração da equipe e dos canais da empresa

As plataformas de CRM foram desenvolvidas de forma a possibilitar a colaboração da equipe e da comunicação mútua entre os diversos setores da empresa. E além disso, gerar relatórios específicos ou integrados.

Um sistema CRM também permitem a integração com inúmeras plataformas de marketing digital e dos canais de promoção do empreendimento.

Outros funcionalidades comuns do software CRM são:

  • atualização de informações em tempo real;

  • apoio na captura de leads através de formulários;

  • fluxos de automação de email;

  • pontuação e até automação de leadscoring;

  • integração das equipes de vendas e marketing;

Quais são os tipos de CRM?

Agora é preciso tratar dos tipos de CRM existentes, afinal existem vários tipos e características de CRM no mercado, sendo eles diferenciados por focos específicos.

No geral, um CRM pode ser dividido em quatro categorias quanto à aplicação.

  • Operacional

  • Analítico

  • Colaborativo

  • Estratégico

CRM Operacional

É o mais comum, sendo associando com o suporte e gestão da empresa. Está relacionado acompanhamento das atividades realizadas no dia-a-dia.

Esse tipo de CRM é responsável pelo registro de grande parte dos dados dos negócios como, por exemplo, o histórico do cliente, os funis de vendas, acompanhamento dos prospects, entre outros.

Um bom sistema CRM operacional é capaz de não só de coletar os dados, mas de fazer a relação entre eles e gerar conclusões.

Esse tipo conhecimento que auxilia na segmentação de clientes, na previsão de vendas, na análise de performance e outras ações importantes para a tomada de decisão.

CRM Analítico

Se o CRM operacional se associa melhor a gestão, o CRM analítico se relaciona ao marketing.

Com um CRM Analítico será possível, por exemplo, acessar todas as informações necessárias sobre este cliente, segmentar os clientes com base nas compras e no perfil de cada um, ter previsão de venda e também análise da performance dos usuários.

Outras funcionalidades importantes que o CRM Operacional proporciona são a captação e o acompanhamento do feedbacks dos clientes. Esse tipo de CRM é responsável por reunir informações que irão orientar as tomadas de decisões na operação e processo de vendas.

CRM Colaborativo

É um tipo de CRM que irá integrar todas as equipes, como sugere o nome, e garante que os setores de vendas, marketing e suportes se unam.

A colaboração em tempo real faz uso contínuo da nuvem, possibilitando, por exemplo, acessar dados de uma compra, informações de um cliente, saber quem é o responsável por um determinado atendimento, entender a necessidade do contratante e outros.

A colaboração entre as diversas áreas e a integração das equipes auxilia fortemente o trabalho de conquista de novos clientes e fidelização dos demais.

CRM Estratégico

O que o CRM Operacional, trata-se do uso dos três tipos de CRM citado, sendo o mais completo dentre todos, possibilitando a geração de relatórios de dados relevantes para a operação, a limitação e definição de cada segmento, planejamento de ações de marketing, e mais. Resultando em melhores previsões de vendas e maior produtividade da empresa.

Entenda qual é a diferença entre CRM e ERP?

ERP significa Enterprise Resource Planning, e se trata de soluções informatizadas de gestão de processos organizacionais, especialmente processos financeiros.

Enquanto o Sistema CRM possibilita compreender melhor a jornada do consumidor e assim desenvolver técnicas de vendas mais eficazes no que tange a captação e conversão de clientes. O Sistema ERP trata da otimização os processos operacionais da empresa, como controle de estoque e registro de vendas, visando eficiência, produtividade e redução de custos.

O Sistema CRM melhora o relacionamento entre clientes e a empresa, criando o ambiente ideal para manter esses relacionamentos por muito mais tempo. E o Sistema ERP visa conectar os fluxos informacionais da empresa de produção, contabilidade e financeiro.

Quais os melhores tipos de CRM?

Como vimos existem vários tipos de CRM e cada um possui um foco e objetivo específico. Dessa forma antes de implementar um sistema CRM é importante entender como cada um se comporta e certificar que exista um alinhamento entre o que é oferecido e a estratégia desejada.

Para escolher entre as opções do mercado é possível seguir uma lista com alguns passos que, com certeza, orientarão sua escolha.

  • Defina alguns critérios iniciais como custo, idioma e os recursos que devem essencialmente fazer parte do CRM a ser adquirido. E lembre-se as vezes o menos é mais.

  • Reflita sobre como o CRM será aplicado no negócio. Quais equipes usarão o CRM? como sua estratégia de marketing será aplicada?

  • Selecione ferramentas reconhecidas no mercado. Possuir alguns recursos adicionais pode ser muito vantajoso, mas o mais importante é contar com uma ferramenta que te oferece o pacote básico completo como, por exemplo, nuvem de armazenamento, agenda integrada, etc.

  • Teste algumas opções antes de tomar decisão final.

Vale ressaltar que cada empresa é única e se comporta de maneira diferente. Isso significa que uma boa solução de sistema CRM deve ser facilmente personalizável e ter uma flexibilidade de informações que coloca o que é importante, para a empresa em específico, em destaque.

Os melhores CRMs apresentam recursos de personalização.

Mas, afinal, minha empresa precisa de um CRM?

Não importa o setor, número de funcionários, o processo de vendas ou faturamento, se você tem um negócio próprio ou uma franquia. Um sistema CRM é fundamental para qualquer empresa.

Um negócio online moderno, integrado, otimizado, com segurança de dados e bom funcionamento transmite segurança aos clientes, o que faz toda a diferença na hora de escolher entre serviços.

A tecnologia se tornou o melhor aliado para aqueles que buscam um crescimento. A maneira como as ferramentas modificam a rotina apresenta respostas rápidas, e os resultados são promissores.

Trata-se de muito mais do que ter acesso a diversos recursos, um CRM vendas é mais que um conjunto de métodos e plataformas, sendo de fato a chave da inserção de um empresário na era digital e no mercado on-line.

É a simplificação e aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela sua empresa.

9. Por que adotar um CRM na minha empresa?

E se você ainda não entendeu as vantagens de ter um CRM na sua empresa separamos mais 6 motivos:

  1. O CRM te aproxima do seu cliente

Com auxílio de uma ferramenta CRM é possível coletar e aplicar dados sobre o perfil dos clientes. Isso porque o acompanhamento é feito desde o registro de um perfil no website até o pós-compra. Assim, fica mais simples estreitar o laço com aqueles que consomem seu produto ou serviço, e entender as necessidades do mercado de consumo.

  1. Aumento do número de vendas (de fato!)

As ferramentas de CRM se tornam grandes aliadas no crescimento do número de vendas e podem dar suporte no desenvolvimento de um plano de gestão do negócio.

As ferramentas de CRM também analisam os consumidores e, para o sucesso de um empreendimento, entender o desejo de quem compra é primordial para as vendas.

  1. Você entende melhor a sua empresa e o seu produto

Uso de uma plataforma CRM além de permitir que o vendedor se conecte de diversas formas com os clientes, também lhe dá acesso a um banco de informações preciosas sobre a empresa e as transações feitas, que podem ser acessadas facilmente.

  1. As pessoas entendem melhor a sua empresa e o seu produto

A plataforma CRM também oferece aos clientes mais formas de interagir com a empresa, dessa forma é o mais fácil vender um serviço ou produto e ter o cliente como parceiro. Se o consumidor entende o que é feito, passa a se identificar com a marca e consequentemente a consumí-la.

  1. Integração entre as equipes

O fácil acesso é essencial para que toda a equipe consiga assimilar a ferramenta CRM e usufruir do que ela dispõe. A possibilidade de acessar o sistema por diferentes navegadores e dispositivos é um requisito básico para que ocorra a integração não só dos profissionais com o software, mas também entre todas as áreas internas da empresa.

  1. Dados do cliente atualizados em tempo real

Mais que uma unificação do banco de dados, um bom Software CRM não será apenas uma nuvem de armazenamento. A facilidade do sistema permite o gerenciamento de cada cliente de forma individual, tornando o processo da venda mais dinâmico.

Qual Sistema CRM escolher? Conheça os principais softwares CRMs

Como dito anteriormente, testar as opções do mercado é um passo importante antes da escolha de um Software CRM. Pensando nisso listamos aqui excelentes opções oferecidas pelo mercado, hoje em dia.

  • High Sales CRM

O sistema CRM da High Sales, apresenta todos os recursos necessários para o bom funcionamento de um CRM.

O software também conta com a vantagem animadora de ser 100% online. Dessa forma, o acesso se dá pelo navegador, e funciona também acessando de um celular até mesmo com a internet móvel, assim, você acessa os dados da sua empresa de qualquer lugar!

O software CRM de vendas ajuda você a vender com mais organização e performance, eliminando as planilhas e papéis e oferecendo resultado e informações precisas.

Vender ficou rápido e fácil com o sistema CRM High Sales. Entenda um pouco mais sobre o que o CRM da High Sales pode te oferecer:

Como você viu, o sistema conta com recursos como: funil de vendas; integração com o Google agenda, automatização de processos, disparo automático de e-mails e muito mais! Agora, quer ver na prática?

O CRM High Sales oferece teste grátis e 30 dias de garantia. Está esperando o que?

  • RD Station CRM

Esse CRM foi desenvolvido pela maior empresa de automação de marketing da América Latina, sendo software intuitivo e fácil de usar. O objetivo do RD Stantion é que as ações da empresa sejam rápidas e ágeis, sem perda que se perca tempo configurando ferramentas.

O RD Station CRM tem um plano gratuito convidativo, que não tem limitações de recursos como contatos ou usuários cadastrados na plataforma.

  • Pipedrive

O Pipedrive já possui uma autonomia no mercado, sendo um CRM usado em quase oitenta mil empresas, não somente no Brasil, mas ao redor do mundo. Esse dada comprova a capacidade do Pipedrive de se adequar aos diferentes tipos de negócio e obter sucesso em cada um deles.

Além disso, é possível fazer um teste grátis antes de adotar a ferramenta de forma definitiva.

  • Salesforce

O CRM da Salesforce, assim como os demais dessa lista, está entre os mais usados do mundo. O software entrega uma configuração simples, tornando seu uso fácil. Além de opções de personalização e planos que se adaptam às necessidades do cliente.

  • PipeRun

O PipeRun é um CRM 100% brasileiro e que tem todos os recursos e integrações para empresas de todos os portes prospectar, se relacionar, qualificar, vender, encantar e reter clientes.

Com a ferramenta online e baseado em nuvem, é possível enxergar, controlar e acelerar vendas e equipes. Além disso, as empresas reduzem custos com a operação, aumentam a produtividade e otimizam o processo de vendas.

Algumas características:

  • Integração com dezenas de plataformas de marketing, chats, telefonia, ERP, WhatsApp, Facebook, LinkedIn entre outros;
  • Possibilidade de criar múltiplos funis para gerenciar diversos tipos processos na empresa;
  • Ações automáticas e templates de emails, contratos propostas para acelerar todas as atividades;
  • Assinatura eletrônica e envio de propostas e contratos por dentro do CRM;
  • App para gerenciar as atividades e pipeline do vendedor field sales, etc.

11. Conclusão

E se parece que as vantagens já são muitas, os efeitos gerados são ainda melhores! Toda a teoria – que é comprovada em prática – é de que o custo/benefício de adotar um CRM ainda consegue surpreender.

Esse tipo de software impacta diretamente na gestão do tempo de seus funcionários, na organização de dados da sua empresa e, principalmente, nas suas vendas!

Garantir uma boa condição de trabalho, com ferramentas de alta performance, para sua equipe é uma ótima forma de garantir que sua empresa obtenha um resultado satisfatório no fim do mês.

É a modernidade entregando o que há de melhor para você, para que você possa entregar o que há de melhor para seus clientes.