O

8Ps de Marketing Digital

31/05/2019
8ps de marketing digital

Se você trabalha com administração, marketing ou qualquer área relacionada com o mundo das vendas já ouviu falar dos famosos 4Ps do Marketing.

Mesmo que você não tenha estudado diretamente sobre o assunto na faculdade, já investiu um bom tempo em leituras de textos, artigos ou já assistiu vídeos que explicam os seus significados e importância para o mundo dos negócios.

Os 4Ps eram a base do marketing e contribuíram para que negócios crescessem, que metas fossem batidas e negócios expandidos.

Mas, como tudo na vida muda, os 4Ps foram reinventados e adaptados para a era digital. Isso significa que novos conceitos foram definidos e criados para um dos canais que mais crescem em todo o mundo, a Internet.

 

O conceito dos 4Ps

 

A teoria dos 4Ps do marketing foi criada por Jeremy McCarthy, mas foi Philip Kotler - o pai do marketing moderno - quem consolidou o conceito e transformou o marketing como o conhecemos hoje.

O conceito dos 4Ps também é conhecido como “mix de marketing” ou “comporto de marketing”, a ideia conseguiu demonstrar como algumas marcas conseguem vender mais, além de se consolidar no mercado e ser mais valorizada.

 

Produto

 

O Produto é a base de todo o conceito. Ele não é necessariamente um objeto físico que a sua empresa oferece ou a um serviço prestado, é muito mais que tudo isso.

Dentro do marketing, o Produto é considerado o ponto inicial, as raízes de uma empresa. Ele abrange tudo relacionado ao valor e característica daquilo que está sendo vendido.

Para o Produto funcionar, é necessário definir alguns pontos como:

  • Conceito
  • Marca
  • Funcionalidade
  • Atributos de uso
  • Diferenciais
  • Experiências de uso

Tudo deve ser pensado de acordo com as necessidades e desejos que o público-alvo quer e o que a empresa está disposta a oferecer.

O Produto é aquilo que os clientes enxergam da empresa, por isso não pode conter falhas ou apresentar erros. Caso contrário, não vai funcionar mesmo que o investimento seja bilionário.

Com esse P resolvido e bem estruturado, pode passar para os seguintes.

 

Preço

 

Qual o valor da experiência incrível que você vai oferecer para o seu cliente? É sobre isso que o segundo P (Preço) se trata.

Não somente o valor monetário, mas o valor agregado ao seu produto/serviço.

Saber quanto curta para produzir, quando custa para entregar, quanto custa a experiência que só você pode proporcionar, quanto o seu público está disposto a pagar é fundamental.

Um produto sem valor percebido nunca será um sucesso, mesmo que a ideia seja incrível e revolucionária.

 

Praça

 

A Praça é o pilar que envolve a distribuição do produto ou serviço em todo o mercado. Seja ele local, nacional e até mesmo mundial. É a maneira como seus clientes consomem seus produtos ou tem acesso aos seus serviços.

É fundamental conhecer seus clientes para encontrar a melhor estratégia de distribuição. Saber a sua rotina permite entender os lugares que frequenta vai ajudar a vender seu Produto.

Você precisa saber o valor do seu produto e serviço para saber como os clientes vão ter acesso a eles. Se a escolha da Praça não for certeira, o planejamento pode sim ir por água abaixo.

 

Promoção

 

A Promoção é o P que gera mais dúvidas, já que muitas pessoas o confundem com “promoção” ou “liquidação” como “leve 3 e pague 2”. Mas não é nada disso.

Esse pilar está relacionado diretamente ao marketing, a maneira como o seu produto ou serviço será promovido e vendido para o seu público.

A Promoção é como os clientes vão te encontrar e fechar negócio, em outras palavras, é o pilar da sedução.

 Estudar as melhores localizações para abrir uma loja física, a maneira como os produtos serão expostos, quais as melhores parcerias a serem fechadas, as melhores estratégias para criar um e-commerce.

Conhecendo o mercado e as suas necessidades e mapear seu público não podem ficar de fora para definir os melhores canais de distribuição.

 

O que torna os 4Ps ultrapassados?

 

O marketing é um organismo que se modifica e se adapta sempre que surge algo novo. E quando os 4Ps foram criados, a Internet não era a potência que é hoje.

As pessoas não dependiam da Internet para realizar pesquisas, fechar negócios, conquistar clientes, fazer compras e até mesmo nutrir relacionamentos fraternais e amorosos.

 

Os 8Ps de marketing digital

 

A Internet passou a ser a grande protagonista e não mais um canal para as empresas investirem. Todas as teorias, o público, a maneira de interagir e vender os produtos foram repensados para envolver o mundo digital.

Segundo o Conrado Adolpho, a estrutura dos Ps de marketing digital precisava passar por uma reformulação, por isso o teórico brasileiro acredita que os 8Ps de marketing digital são:

  • Pesquisa
  • Planejamento
  • Produção
  • Publicação
  • Promoção
  • Propagação
  • Personalização
  • Precisão

 

1º P - Pesquisa

 

A Pesquisa define o sucesso de uma campanha de marketing, uma vez que é ela a base do planejamento de marketing digital.

Por ser dinâmico, o marketing digital apresenta resultados em pouco tempo de lançamento, isso significa que se os dados forem negativos não precisa esperar tudo acabar para mudar, é possível fazer na hora.

A Pesquisa ajuda as marcas a encontrarem dados que justifique o planejamento.

Entender o seu público-alvo (Persona) e toda a sua rotina tanto no mundo offline quanto online permite que sejam criadas ações para chamar a atenção dos clientes, ganhar sua confiança e fechar as vendas.

A maior fonte de pesquisa que existe na Internet são os mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Enquanto você faz a pesquisa, lembre-se de limitar o grupo de pessoas que você quer atingir. Todos os tipos de pessoas usam Internet em seu dia a dia, mas isso não significa que você precisa conversar com todas elas.

 

2º P - Planejamento

 

A falta de planejamento é um dos principais erros de uma marca que começa a investir em digital.

O Planejamento não ajuda a saber o que será produzido e quando isso será publicado, mas ele envolve todo o negócio no ambiente digital.

Você deve organizar todas as informações colhidas durante a sua Pesquisa e desenvolver um plano para que toda a equipe de marketing digital coloque em prática.

É nesse momento que você define o que será feito e como. Vai definir objetivos, metas e estratégias para alcançar as vendas e fidelizar o seu cliente.

Para construir um planejamento de sucesso você precisa

  • Reunir todas as pesquisas e dados que serão usados como justifica para suas ações
  • Organizar todo o processo que deve ser seguido
  • Conhecer o seu público
  • Saber como sua empresa vai solucionar os problemas dos seus clientes
  • Criar um plano para a ação

O Planejamento pode ser encarado como um mapa, o guia que todas as equipes vão usar para aumentar as vendas da empresa.

 

3ºP – Produção

 

A Produção é o estágio em que tudo o que foi planejado ganha forma.

A equipe criativa recebe um briefing com todas as informações necessárias para colocar o planejamento em prática.

Anúncios são criados para

Esse é o momento de criar

  • Sites
  • Loja virtual
  • Perfis nas redes sociais (definidas no planejamento)
  • Materiais dos anúncios nas redes sociais e mecanismos de busca
  • Vídeo
  • Conteúdos

Tudo aquilo que foi definido no planejamento no início.

 

4ºP - Publicação

 

Essa é a fase em que as publicações que foram criadas são publicadas.

É na quarta etapa que os clientes precisam conhecer mais sobre os produtos/serviços que você está oferecendo, que você quer vender.

Lembra, lá no início, quando foi feita uma pesquisa sobre o seu público? É aqui que você vai usar todas as informações que coletou para chamar a atenção, atrair o seu público para o seu site, loja virtual ou landing page.

Tenha uma base de conteúdos prontos para não atrasar o cronograma criado no planejamento. E sempre se mantenha atualizado, pois a Internet nunca dorme, por isso você precisa ficar por dentro de tudo!

 

5ºP – Promoção

 

O 5ºP dos 8Ps de marketing digital está relacionado aos anúncios que serão veiculados nas plataformas escolhidas no planejamento de marketing digital.

Os anúncios podem ir no Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads ou qualquer outra plataforma que ofereça visibilidade para o seu negócio.

Os anúncios podem ajudar no engajamento do seu conteúdo, principalmente nas redes sociais, e gerar bons resultados.

Apesar dos anúncios serem pagos, isso não significa que você não deve criá-los pensando em seu público.

Quando possíveis clientes se identificam com a sua mensagem você vai criar um relacionamento com eles.

No futuro você pode diminuir o investimento em anúncios e investir em conteúdo otimizado para garantir um tráfego cada vez mais orgânico.

 

6ºP - Propagação

 

Depois de criar todo o seu material (4ºP) e veicular na web (5ºP), você precisa “propagar” seus conteúdos em todos os locais para alcançar as pessoas certas.

Seja nas redes sociais, em fóruns, parceria com youtubers ou blogueiros.

Tudo isso é possível para divulgar sua marca e se aproximar do seu público.

A Internet é uma ferramenta que influencia cada vez mais as compras dos consumidores.

Não somente pela abundância de informações e resenhas dos produtos, mas por causa dos influenciadores digitais que ganham mais poder a cada dia.

Fechar parcerias é um item que pode ajudar muito um produto/serviço, principalmente durante o seu lançamento.

 

7ºP – Personalização

 

Uma das maiores vantagens do digital é a possibilidade de ajustar qualquer campanha, conteúdo e até mesmo seu site em qualquer hora.

Pode demorar alguns meses até conseguir alinhar a sua campanha e conteúdos para que se encaixe perfeitamente e comece a gerar resultados.

Você pode começar a fazer testes para verificar o que gera mais vendas. Com o tempo você vai conseguindo se familiarizar com o seu público e esse processo vai ficando mais fácil entender.

 

8ºP – Precisão

 

O último P dos 8Ps de marketing digital se refere as análises, a mensuração dos resultados alcançados em cada anúncio e divulgação feita.

As próprias ferramentas de anúncios nas redes sociais oferecem relatórios completos que apontam todos os engajamentos, sejam eles positivos ou negativos.

Essas informações servem como base para os próximos passos do marketing.

Caso os números sejam positivos você sabe no que está acertando e pode melhorar. Caso contrário, você sabe onde estão os erros e tem a oportunidade de ajustar.

 

Quem não está na Internet, dificilmente será encontrado pelos seus clientes. Por isso é fundamental conhecer os caminhos necessários percorrer para que o seu produto/serviço seja um sucesso.

Curtiu nosso conteúdo? Então deixe o seu comentário e compartilhe com tudo o que você sabe sobre os 8Ps de marketing digital.