Tudo o que você precisa saber sobre

Empreendedorismo Digital

Criado em: 28/10/2020 - Atualizado em: 28/10/2020 - Tempo estimado de leitura: 10 minutos

empreendedorismo digital

Nos últimos anos, a dinâmica do mercado está se diversificando pela presença em larga escala do chamado empreendedorismo digital. Esse segmento tem conquistado a atenção de muitos empreendedores, geralmente, são pessoas que estão à procura de uma nova fonte de renda, ou então de escalar seus negócios utilizando o marketing digital.

Se você já tem experiência montar um negócio próprio utilizando o empreendedorismo digital pode ser uma ótima opção, senão pode pensar em uma franquia digital para começar.

Se você está com menos recursos para o empreendedorismo digital, pode pensar em investir em microfranquias, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) os números apontam que o interesse nesse tipo de negócio continua constante e crescente, uma vez que as microfranquias requerem menos recursos do que a modalidade de franquias tradicionais.

O sucesso do empreendedorismo digital está intimamente ligado à forma sobre como a gestão é feita. Quanto mais eficiente ela for, melhor será o desempenho do negócio no mercado onde atua.

Em outras palavras, é a gestão quem define se o empreendedorismo digital terá ou não sucesso.

É ela que aponta se o negócio tem competitividade e qualidade e, ainda, se consegue satisfazer seus clientes.

Também auxilia no relacionamento com o cliente ajudando a identificar o que pode ser feito, como deve ser feito e quando. Tudo passa pela gestão eficiente.

O que é empreendedorismo digital?

Antes de entrarmos em alguns conceitos sobre o verdadeiro sucesso do empreendedorismo digital, você precisa ter claro que o empreendedorismo digital não tem a ver de trabalhar pouco e ganhar muito dinheiro, ok? Então o que é empreendedorismo digital?

É você montar um negócio que seja estruturado e funcione de forma digital, utilizando a tecnologia como a internet como base do funcionamento desse negócio.

Você pode ter um empreendimento misto, parte digital utilizando o marketing digital, sistemas, plataformas, e parte físico, como logística, produtos físico e por aí vai, isso também pode ser considerado empreendedorismo digital, ok?

Até uma empresa que vende cursos pela internet, com aulas EAD pode ser considerado empreendedorismo digital, por que não?

Entendeu o que é empreendedorismo digital? Se precisar de alguma ajuda conte conosco.

Agora se você quer saber como ser empreendedor digital, selecionamos alguns dos aspectos mais importantes que devem ser considerados por você em relação à gestão para você empreender no digital de forma mais segura. Confira!

1. Tenha o controle

Como o país tem passado por várias dificuldades econômicas nos últimos anos, decidimos iniciar por este ponto, além disso como o empreendedorismo digital pode trazer muita escala, ter controle financeiro é fundamental.

Ter um bom controle financeiro deve ser sua preocupação constante. Afinal, em momentos de crise, é exatamente esse tipo de controle que lhe ajudará na gestão.

Por isso, preocupe-se em ter um fluxo de caixa muito bem organizado e em registrar todos os indicadores que dizem respeito ao seu negócio.

Considere que se seu controle financeiro não for eficiente é bem provável que você acabe perdendo dinheiro exatamente quando não poderia.

2. Tenha metas e objetivos claros

Estabelecer metas a médio e longo prazo não servirá apenas para que você se mantenha motivado.

Na realidade, ao ter uma ideia muito clara daquilo que, no futuro, você quer que seja real, todo o processo até chegar lá poderá ser melhor planejado: finanças, marketing digital, investimentos, margem de perda aceitável, entre vários outros aspectos que variam de acordo com o caso.

Além disso, temos que aplicar essa consideração às vendas propriamente ditas.

Você pode planejar com antecedência atribuindo uma meta.

Por exemplo, sabendo que para vender “x” você teria que ter “y” clientes por mês fica mais fácil tomar as decisões para atrair novos clientes utilizando o marketing digital.

Também será possível analisar cada detalhe (preço, atendimento e relacionamento) que poderá ajudar ou servir de obstáculo para que o objetivo seja alcançado.

3. Busque por ajuda profissional

Não há nada de errado em buscar ajuda na hora de pensar em estratégias para a gestão ou para o seu marketing digital.

Na realidade, isso é até recomendado.

É preciso lembrar que muitos dos erros cometidos poderiam ser evitados se o empreendedor buscasse por ajuda na hora de desenvolver suas técnicas.

Não é um investimento passageiro. Ao começar tudo certo você estará economizando recursos para o seu futuro.

Veja as empresas de marketing digital que podem ajudar.

4. Seja visto!

Quem foi que disse que o marketing não tem nada a ver com uma gestão eficiente?

Pois bem, você deve se apropriar dessa ferramenta especialmente nos períodos de "águas calmas".

Investir no setor de marketing digital faz parte do empreendedorismo digital eficaz.

É por meio dele, por exemplo, que você vai atrair e impactar as pessoas que, futuramente, poderão se tornar seus clientes.

Conheça algumas agências de marketing digital que poderão ajudar.

5. Seja ativo!

como ser empreendedor digital ativo

Não raro, encontramos alguns empreendedores que, quando a situação não está bem, acabam acomodando-se.

Esse período deveria servir exatamente para um propósito inverso: identificar o que está dando errado com o negócio.

Além disso, para mudar a situação é preciso boas doses de dinamismo e capacidade de adaptação.

Aproveite os períodos de dificuldade para reestruturar e repensar suas ações do seu negócio.

Se você vencer nessa fase complicada, quando as coisas melhorarem conseguirá se sobressair ainda mais. Nada de descanso.

E nesses momentos que as franquias de sucesso podem ajudar, elas tem alguém perto de você.

6. Organize-se!

Quando falamos de empreendedorismo digital inevitavelmente a organização aparece.

Tomando como base diversos setores financeiro, administrativo, produtivo, comercial, marketing, o empreendedor precisa ter atenção especial aos seus produtos.

Veja bem, se você não sabe o que tem em estoque ou que tipo e quantos serviços foram realizados em determinado espaço de tempo, como pretende controlar suas finanças?

Além disso, você precisa estar ciente que a falta de organização em qualquer setor impactará em maior ou menor grau no capital de giro do negócio.

Obviamente que, se estiver passando por um ano de recessão, sua situação poderá ficar um pouco dramática.

7. Plataformas

Último tópico, mas não é o menos importante, pelo contrário para o empreendedorismo digital é um dos mais importantes.

Ao escolher as plataformas ao seu perfil de negócios você estará dando um passo muito grande.

Um software de gestão pode auxiliar no controle do fluxo de caixa, na avaliação de desempenho dos profissionais que atuam junto com você, no relacionamento com os clientes e na geração de relatórios com foco em produtividade.

Já um software CRM ajudará seu time organizar os leads, os processos comerciais e o time de vendas.

Um sistema de chamados poderá ajudar no relacionamento com cliente, e por aí vai. Em outras palavras, as plataformas são as mais diversas essenciais para o empreendedorismo digital.

Por fim, não se esqueça que a base de tudo isso são os seus clientes. A boa gestão também envolve cuidados permanentes com eles.

Fez uma venda? Invista no pós venda. Mas, em hipótese alguma deixe que seu cliente se afaste de você.

É interessante lembrar que, nesse sentido, sempre sairá mais caro para você a conquista de um novo cliente do que fazer com que aquele já existente continue na parceria.

Essas são algumas diretrizes que você pode aprimorar para tornar mais eficiente seu empreendedorismo digital. No mais, não se esqueça de algo fundamental: faça cursos, estude mais e leia mais.

Quanto mais atualizado estiver, mais conhecimento possuir, maiores serão as chances de que você e seu negócio alcancem resultados mais do que sólidos.

Se gostou do nosso conteúdo compartilhe com seus amigos.