Quanto custa uma franquia? Qual o preço de franquias ideal?

Criado em: 28/12/2020 - Atualizado em: 28/12/2020 - Tempo estimado de leitura: 11 minutos

Quanto custa uma franquia?

Você está pesquisando sobre as franquias de sucesso e se deparou com os questionamentos: quanto custa uma franquia? Ou qual o preço de franquias devo pagar? Ou então por que o valor de franquias varia tanto? Hummm então faça uma leitura rápida neste artigo e confira a resposta de todas essas dúvidas.

Caso o seu objetivo seja abrir um novo negócio em alta no modelo de franquia, com certeza você já se perguntou quanto custa uma franquia para comprar.

Na verdade, essa é uma das maiores dúvidas dos novos empresários que buscam conquistar sua independência financeira sem precisar passar por todos os obstáculos que um negócio do zero apresenta.

Bom, a resposta para a pergunta QUANTO CUSTA UMA FRANQUIA é “depende”. Isso mesmo. A resposta de “quanto custa uma franquia” é depende. Isso significa que o valor vai depender de uma série de outros fatores.

Essa com certeza não é a resposta que você esperava, mas continue a leitura para entender um pouco mais sobre esse assunto. Boa leitura!

Quanto custa uma franquia?

Entenda quanto custa uma franquia

Abrir uma franquia têm suas vantagens, principalmente quando um novo empresário está em busca de novas oportunidades, mas não saber lidar com modelos de negócios e tantos outros elementos de uma nova empresa.

O mercado de franquias é amplo, por isso você precisa encontrar onde se encaixa.

Sempre que você tiver dúvidas de quanto custa uma franquia, precisa ficar de olho em algumas taxas como:

Taxa de franquias

A taxa de franquia é um valor que todo candidato a Franqueado deve pagar assim que o contrato de adesão é assinado. Esse é um valor fixo e único, que dá o direito ao mais novo Franqueado de usar a marca e ter acesso a tudo o que ela oferece.

Essa taxa faz parte do valor de investimento inicial para a abertura de uma unidade da franquia contratada, seja ela uma loja, home office ou até mesmo digital.

É possível descobrir qual é o valor da taxa de franquia durante as apresentações iniciais da franquia.

O valor é discriminado na Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que deve ser emitido pela Franqueadora e é um dos principais instrumentos legais durante as negociações entre o Candidato a Franqueado e a Franqueadora.

O que muda no preço de franquias

Existem basicamente duas vertentes relacionados a taxa de franquias que alteram o preço de franquias.

1. A primeira é quando você compra uma franquia física, um restaurante por exemplo, normalmente a taxa é menor do que o valor de investimento de instalações (luva, adaptações, móveis e por aí vai), a soma de tudo isso impacta bastante no preço de franquias.

2. A segunda é quando você comprar uma franquia de serviços ou digital, normalmente a taxa é maior e o investimento em instalações praticamente nenhum ou muito baixo, e isso também impactará no preço de franquias.

Royalties

Royalties entenda definitivamente o que é

Considerada uma taxa de serviço, os royalties são valores pagos regularmente às Franqueadoras pelos próprios Franqueados.

Ela pode ser paga mensalmente, mas geralmente cada Franquia determina o período de pagamento e a forma como seus royalties são recebidos.

Os valores dos royalties podem ser fixos ou corresponder a um percentual de vendas feitas pelas unidades.

Todas as Franqueadoras mas robustas cobram o seu royalty, pois ele corresponde ao direito de uso de marca, comunicação, inteligente de negócio. Quando esse pagamento não é feito, o Franqueado perde o direito de uso.

Esse é um ponto que pode mudar completamente o valor de franquias mais robustas. Aprenda tudo sobre Royalty.

Propaganda e promoção

A taxa de propaganda e promoção, também chamado de fundo de marketing, condiz com o valor pago para a criação de materiais de propaganda e promoção das franquias.

Cada franquia tem uma forma de cobrar a sua taxa de propaganda e promoção, uma vez que cada franquia tem sua própria forma de trabalhar sua comunicação e materiais.

Esses valores nem sempre são cobrados e devem constar na COF.

Taxa de instalação pode impactar no preço de franquias

A taxa de instalação não é aplicada em todos os formatos de franquias. Essa taxa condiz somente para as lojas por causa da obrigatoriedade de seguir um padrão de marca, e já da para ter uma ideia que esse valor poderá aumentar o preço de franquias tradicionais em comparação com as digitais.

Quando um empresário se torna um Franqueado, ele precisa seguir algumas regras padrões. Como por exemplo, as cores e decorações de uma loja, a metragem, ambientes e design.

Tudo isso se aplica à taxa de instalação.

Assim como a taxa de franquias, a taxa de instalação também faz parte do valor de investimento inicial. Isso é claro, se a franquia não for home office ou digital.

Capital de giro

O capital de giro não é considerado uma taxa quando levamos ao pé da letra, mas ele é um valor que todo Franqueado precisa ter reservado para que o negócio se mantenha sustentável em caso de imprevisto ou falta de dinheiro no caixa.

O valor recomendado de capital de giro é de 20% a 30% do valor inicial investido no negócio.

Para você saber bem certo quanto custa uma franquia, avalie detalhadamente a COF, contrato e o plano de negócios, são documentos que deixarão essa resposta bem mais clara. 

Valor de franquias home office

Conheça o valor de franquias

O preço de franquias home office é bem diferente do preço de franquias na modalidade lojas, empreendimentos “físicos”.

Muito antes da pandemia da Covid-19, que obrigou muitas empresas a se adaptarem ao modelo home office, muitas franquias já podiam ser operadas das salas e quartos dos empreendedores.

Esse estilo de negócio é mais barato já que o empreendedor não precisa investir na compra ou aluguel de um escritório ou loja, pode começar as operações sozinhos e atender os clientes remotamente.

O valor de franquias home office como, por exemplo, uma Franquia de Marketing Digital, tem atraído a atenção de muitos profissionais.

Entre os muitos benefícios que essa modalidade tem a oferecer estão:

  • Baixos custos operacionais. Como já dito acima, você não precisa gastar com instalações, equipamentos, contas de água, luz e internet, estacionamentos e tantos outros gastos comuns.
  • Você faz o seu próprio horário
  • Você é seu próprio chefe
  • Você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo
  • Mais liberdade

O valor franquia barata vale a pena?

Muitos empreendedores sentem medo de investir em franquias baratas pelo fato delas serem baratas.

Tudo o que é barato gera certa desconfiança, pois é comum associar tudo o que é barato com baixa qualidade.

Mas acredite, dependendo das escolhas certas, vale muito a pena investir em franquias baratas.

Além do baixo custo de investimento, muitas delas possuem modelos de negócios consolidados, testados e aprovados pelo mercado.

Franquias baratas também são grandes oportunidades de fazer dinheiro e ser um sucesso. Por isso, não tenha medo de investir.

Preço de franquias até R$ 50 mil

Como já citamos logo acima, as preço de franquias digitais que custa até R$ 50 mil. E você pode optar em trabalhar home office (o que pode reduzir consideravelmente o seu valor), ou trabalhar com o modelo de loja.

Com o modelo que a empresa chama de SMART, você pode aproveitar todas as vantagens que uma grande franquia tem a oferecer, mas por um preço muito menor.

A diferença já é visível no valor do royalty. Como a franquia é home office, os gastos e custos de operação são menores.

Mesmo com preço de franquias inferiores, o empresário também tem acesso às ferramentas da franquia, ao modelo de negócio completo, ao suporte e treinamento para o empreendedor e muito mais.

Conheça algumas franquias até 50 mil.

Conseguiu entender o porquê da resposta para a pergunta “quanto custa uma franquia” ser “depende”? Não existe um valor exato para a compra de qualquer franquia que exista no mercado.

O que você pode fazer é pesquisar bem o tipo de negócio que você quer operar e conversar com a equipe de vendas para entender qual o valor de investimento inicial da franquia.

Você vai perceber que os valores mudam de um lugar para o outro, do mesmo jeito que forma da Franquia operar mudar também.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos e parceiros nas redes sociais. Para saber mais informações sobre franquias digitais e franquias de marketing digital, siga o nosso blog.