Como abrir uma franquia

e ter sucesso

Criado em: 17/08/2020 - Atualizado em: 17/08/2020 - Tempo estimado de leitura: 13 minutos

Como abrir uma franquia?

Como abrir uma franquia envolve muito mais do que a vontade de empreender. Da mesma maneira que em qualquer outro campo de negócios é necessário empenho, trabalho, disciplina e uma boa dose de paciência para que os resultados positivos possam ser colhidos.

Abrir uma franquia e ter sucesso, depende muito daquilo que o empreendedor lança como base de seu negócio. Ou seja, como e por onde decidiu começar.

Aqui, entra um fator fundamental: planejamento.

Sem ele é impossível dizer se o futuro reserva uma perspectiva positiva para o seu negócio.

Nesse cenário envolvendo franquias vale fazer uma consideração interessante: o setor de franquias tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos.

Além disso, a taxa de sobrevivência desse segmento do mercado é relativamente maior do que as apresentadas por empresas tradicionais.

No artigo de hoje você vai conferir algumas dicas e orientações sobre como abrir uma franquia e ter sucesso. Confira!

Como abrir uma franquia?

Antes de iniciar na parte prática propriamente dita, é necessário que algumas considerações fundamentais sejam feitas.

A principal delas diz respeito sobre o real motivo de você ter decidido abrir uma franquia.

Isso é importante até para que você tenha uma plena consciência do que está fazendo.

Por exemplo, não raro encontrarmos empreendedores frustrados com franquias apenas porque elas não são uma forma de ganhar dinheiro rápido e com menos esforço.

Neste caso, a pessoa foi quem começou do jeito mais errado possível: achar que abrir uma franquia significa menos trabalho e dinheiro fácil. Pense bem!

Logo no início destacamos alguns aspectos que fazem uma franquia ter sucesso. Eles jamais devem ser esquecidos. Afinal, é bem provável que o negócio saia errado e dê prejuízos se a pessoa apenas investiu dinheiro e deixou o planejamento de lado.

Em palavras mais simples: o franqueado tem que colocar a mão na massa!

Se ele não estiver disposto a se entregar e estar sempre presente em seu novo projeto, as chances de falhas são enormes.

Isso nos leva ao próximo item sobre Como abrir uma franquia e ter sucesso, confira:

Franquias que dão certo

É bem comum ao querer abrir uma franquia tentar escolher as franquias que dão certo, mas será que é por esse caminho que você deve seguir?

Claro que é importante escolher as franquias que dão certo, porém é muito importante definir antes que ramo você pretende trabalhar, e você pode escolher:

Depois de definir em qual ramo você investirá para abrir uma franquia, é preciso avaliar o mercado e as tendências. Ao escolher a franquia considere também o fator sazonalidade. Por exemplo, ao abrir uma franquia de sorvetes em pleno calor o fluxo de retorno é maior. Mas, em períodos de frio onde há uma queda significativa.

Outra coisa com a qual é preciso tomar cuidado é abrir franquias ‘da moda’. Alguns negócios são tão superficiais que em pouco tempo já foram superados. Analise a estabilidade de mercado e as perspectivas de futuro para evitar problemas desse tipo.

Para entender melhor esse tópico selecionamos alguns negócios em alta.

Franquias mais rentaveis

Ao fazer a escolha da franquia é normal se interessar sobre o valor a ser investido e buscar pelas franquias mais rentaveis.

Como estamos falando de um negócio que, em muitos casos, será a única fonte de renda da pessoa, também será preciso reunir informações sobre a lucratividade assim como o tempo de retorno dos investimentos iniciais.

Olhando apenas pelo lado financeiro, a melhor escolha será por aquela que oferece melhores ganhos. Entretanto, não é apenas isso que deve ser considerado.

Outro fator importante é o contato, a afinidade entre o franqueado e o franqueador.

Vale lembrar que para abir uma franquia e ter sucesso não basta apenas as potencialidades da marca, mas também de como quem está a frente dela costuma gerir as situações.

Neste caso, estamos falando do franqueador (o dono da marca).

Conheça nossa seleção das franquias de sucesso!

Análise jurídica para abrir uma franquia

Sem dúvida alguma, nenhum negócio deve ser fechado sem que o contrato seja avaliado profundamente, isso é requisito fundamental para entender como abrir uma franquia e ter sucesso.

Veja bem, é a partir do contrato de franquias que você terá uma visão de como será a relação futura com a marca por trás da franquia.

Alguns pontos podem ser elencados nessa situação para que você tenha atenção especial para com eles:

  • Verifique quais serão suas responsabilidades em relação à marca;
  • Como o fornecimento dos produtos/serviços será feito;
  • Qual o período ficará impedido de atuar no mesmo ramo caso saia da rede;
  • Quais são os aspectos envolvendo a rescisão de contrato na eventualidade do negócio não dar certo;
  • Se existe a possibilidade da franquia ser vendida.

Apesar de que em contratos de franquias a maior parte das cláusulas já é definida, há pontos que podem ser negociados entre o franqueado e o franqueador, verifique com cuidado isso.

Por exemplo, descontos para taxa inicial ou valor a ser pago de royalties, se a taxa deve ser paga no momento da assinatura do contrato e até mesmo os valores das multas.

Além disso é super importante analisar a COF (Circular de Oferta de Franquia), é o documento que mostrará tudo sobre o modelo de negócio da sua franquia.

Análise financeira para abrir uma franquia

analise financeira ao abrir uma franquia

A velha máxima que diz que para ‘ganhar dinheiro é preciso gastar dinheiro’ cabe muito bem aqui.

Antes de finalmente abrir uma franquia é essencial que o valor disponível para o investimento seja bem definido.

Especialistas advertem que para não correr riscos é interessante que o empreendedor tenha em caixa, um valor de até três vezes, do custo inicial.

Vale lembrar que, além disso, ainda temos vários outros gastos periódicos: publicidade, taxa de royalties (paga mensalmente), taxa de franquia, aluguel, salários e impostos.

Além disso contar com automatização de processos será fundamental para gerir suas contas a pagar e receber.

Uma boa ideia é conversar com outros franqueados sobre essas situações para identificar a melhor maneira de lidar com as diversas possibilidades.

Emprestimo para abrir franquia

Será que vale apenas pegar um emprestimo para abrir franquia? Isso vai depender bastante da analise financeira que você está fazendo, se você está escolhendo as franquias mais rentaveis pode ser uma opção buscar esse emprestimo.

Veja com a franqueadora se ela tem alguma parceria com bancos, ou se fazem emprestimos direto para abrir sua franquia.

Perfil do Franqueado

Ao buscar entender a melhor opção de como abrir uma franquia, veja na COF qual é o perfil desejado para o candidato a franqueado abrir uma franquia, abaixo listaremos alguns perfis que são buscados, confira: 

Disciplina diária

Essa é uma competência que se refere à disposição e constância em fazer as atividades diárias, mesmo que indesejadas.

Se você tiver disciplina, tem maiores chances de alcançar seus objetivos, se destacar das pessoas ao seu redor e consequentemente conquistar o sucesso.

Para isso, é necessário saber gerenciar de forma adequada o seu tempo.

Pense, todos os dias são muitas tarefas que devem ser realizadas, algumas importantes e outras nem tanto.

É preciso focar no que é importante, delegando ou eliminando as demais.

Para isso organize-se na divisão das atividades diárias em:

  • importantes;
  • não importantes;
  • urgentes;
  • e não urgentes.

Foco no sucesso

Existirão muitos obstáculos e você ter resiliência que é a capacidade de continuar tentando, apesar dos percalços.

Sem dúvida, é uma das mais marcantes.

Imagine quantas histórias não existem de empresários que tentaram por diversas vezes antes de alcançar o sucesso?

Mesmo ao optar pelo modelo de franquia, que é muito mais seguro, é necessário que o empreendedor tenha resiliência.

Não se engane nenhum negócio proporciona uma fórmula mágica e para isso resiliência é a “fórmula mágica”.

Insatisfação continuada

Franqueados e empreendedores que tem sucesso nunca estão satisfeitos com seus resultados, querem sempre algo melhor e maior, é justamente por isso que saem da carteira assinada para investir e abrir uma franquia.

Isso os tira da zona de conforto para uma alta performance.

Por isso, é possível ver a insatisfação continuada como algo excelente, mas ela não pode ser confundida com a ingratidão.

Ser ingrato é deixar de reconhecer a importância das pessoas à sua volta, agindo com injustiça e eliminando alianças que poderiam ser valiosas.

Pessoas insatisfeitas também estão sempre em busca do autodesenvolvimento, realizando cursos e palestras para se tornarem melhores do que eram antes.

Assim, é possível dar início a um processo de aprimoramento contínuo.

Cuide da Capacitação

O franqueado e a equipe envolvida no novo empreendimento devem passar por treinamentos. Geralmente, esses cursos de capacitação são realizados pela própria franquia. O objetivo é ensinar o passo a passo, os processos e os padrões seguidos pela marca.

E claro não pare nunca de investir em treinamentos para gestão de sua franquia, eles poderão alavancar e muito seus negócios.

Veja essa série de vídeos que descobrimos sobre franquias, é gratuita e muito instrutiva.

aprenda tudo sobre como abrir uma franquia

Plano de negócios

Tudo precisa literalmente estar na ponta do lápis. Não deixe de avaliar o plano de negócios que a franqueadora lhe passa, avalie: investimento, gastos recorrentes, gastos obrigatórios, retorno financeiro, etc.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre como abrir uma franquia, se precisar de algo conte com a gente.