Share of Heart e Share of Mind estratégias para aumentar o Marketing Share

Criado em: 15/07/2019 - Atualizado em: 04/11/2020 - Tempo estimado de leitura: 15 minutos

Share of Heart e Share of Mind aumente seu Marketing Share

Os termos Share of Heart e Share of Mind podem até ser novos para você, mas pode ter certeza que utilizando essas estratégias é possível aumentar o Marketing Share do seu negócio.

Também conhecida como Heart Marketing essa estratégia é importante para o dia a dia do negócio. Afinal, diz respeito a cativar mais do que clientes: Verdadeiros defensores da sua marca, isso está intimamente alinhado com a evolução do marketing.

Sabe quando o cliente chega a um ponto que praticamente parece ser um funcionário da sua marca? Ele faz propaganda, argumenta com seus conhecidos, veste a camisa do seus produtos ou serviços e muito mais, e a consequência disso é mais Marketing Share.

Sempre a favor do seu produto ou serviço, ter este tipo de cliente com certeza é uma grande oportunidade.

Além de vê-lo mais frequentemente fechando contratações e compras, esse cliente costuma indicar e levar novos potenciais clientes para o seu negócio. 

Mas, como conquistar este tipo de público? Como engajar os clientes de modo que se tornem tão ativos? As estratégias SHARE OF HEART e SHARE OF MIND com certeza são degraus certos em que se investir no seu negócio utilizando o marketing.

Por isso, se você ainda não sabe de que se tratam esses termos, continue fazendo a leitura deste artigo e descubra essa excelente estratégia de Heart Marketing.

 

Share of Heart e Share of Mind: Você sabe o que significam?

Antes de apresentar os conceitos de Share of Heart e Share of Mind é importante fazer algumas observações.

Primeiramente, apesar de serem estratégias comumente faladas entre gurus da administração e grandes nomes da gestão, vale lembrar que sua aplicabilidade é cabível a todos os negócios.

Portanto, seja você um microempresário, microempreendedor ou empresas maiores, estejam certos de que a aplicação destes conceitos também lhe servem.

Afinal, partindo do pressuposto de que qualidade do produto/serviço e do atendimento já não são mais diferenciais, é preciso ir além.

As estratégias Share of Heart e Share of Mind cabem muito bem aos pequenos nichos.

Sendo responsável por tornar sua empresa uma referência, é imprescindível investir neste planejamento estratégico para ver bons e incríveis resultados. Vamos as definições.

Significado de Heart

A tradução literal é Coração, e o significado é buscar estar os mais puros sentimentos dos seus consumidores, com isso sua marca, produto ou serviço estará no "coração" dos seus clientes, entendeu o que significa heart?  

SHARE OF HEART

Share of Heart

Livremente traduzido como “Participação ou espaço no coração”, Share of Heart diz respeito à criação de um laço afetivo entre a empresa e o seu cliente.

Estratégia qualitativa e bastante conceitual, atingir o coração do consumidor é sua principal meta.

Quando o coração (Heart) do cliente é atingido, automaticamente vê-se o aparecimento de defensores da marca, verdadeiros difusores. Este acontecimento, independente do tamanho do seu negócio, é incrivelmente benéfico.

Tão logo a empresa consiga conquistar um bom número de clientes através da estratégia Share of Heart, ela já perceberá diferenças no alcance de suas publicidades.

Afinal, sempre que a empresa postar algum tipo de campanha, produto, lançamento ou promoção, esses clientes compartilharão possibilitando que um público muito maior tenha acesso.

Apesar de não ser algo tão simples, por em prática a metodologia Share of Heart é imprescindível e necessário.

E, com cada vez mais empresas se preocupando em estabelecer este bom relacionamento, quem não aderir a prática logo evidentemente ficará para trás.

Fácil de entender o Heart Marketing, afinal esse marketing boa a boca aumenta consideravelmente o Marketing Share da empresa, e com isso por sua vez, o faturamento. 

Significado de Mind

A tradução literal é Mente, e o significado é buscar permanecer ao máximo na mente dos consumidores, para isso é utilizado o Heart Marketing, e claro se os clientes pensam na sua marca, consumir seus produtos e serviços ficará bem mais fácil.

SHARE OF MIND

Share of Mind

Share of Mind (“Participação ou espaço na mente” em tradução livre) é uma abordagem para medir como os consumidores pensam sobre marcas específicas dentro de uma categoria de produto ou serviço.

Se um consumidor pensa na marca X com mais frequência do que a marca Y ao considerar comprar uma roupa, eletrodoméstico, refrigerante, ou um curso, por exemplo, a marca X alcançou uma grande parcela de pensamentos dele.

O único objetivo de uma equipe de marketing é é construir e proteger essa parcela de pensamentos por meio de posicionamentos e uma comunicação eficaz. Ou seja, esta metodologia estratégica tem por finalidade usar das lembranças com a marca a fim de criar um novo contato e fidelizar clientes, isso possibilita aumentar o Marketing Share.

Para isso além de você ter um excelente produto, atendimento, logística é importante procurar por empresas de marketing especializadas em SHARE OF HEART e SHARE OF MIND.

Essa estratégia procura mostrar o quanto sua marca está sólida dentro do seu segmento e quais as melhores formas e meios de atingir o seu público em específico.

Um bom exemplo tratando-se das campanhas publicitárias que tem por finalidade criar um bom Share of Mind são as propagandas de cervejas ou a campeãs Coca Cola e Apple.

Outra empresa que vem se destacando nessa estratégia é o Itaú, perceba os detalhes.

Se você prestar um pouco de atenção verificará que dificilmente é feita a propaganda exata sobre o produto.

Na verdade, ao longo do comercial, costumam ser abordados outros temas diversos e de interesse do público.

Este tipo de medida faz com que o consumidor fixe ainda mais a marca em sua cabeça (Mind).

Até mesmo de forma involuntária, quando posteriormente o consumidor estiver em uma roda de amigos cujo tema venha a ser abordado, a lembrança da marca se fará presente estreitando laços com o consumidor e melhorando sua aceitação no mercado.

Posicionamento de marca

O posicionamento da marca é, segundo a Brand Institute, "o espaço mental que uma marca deve ocupar na mente do público-alvo".

Para você ocupar um espaço na mente do público, as franquias de sucesso ou os negócios lucrativos, precisam convencer seus consumidores de que a sua marca oferece um conjunto de recursos e benefícios que vão atender às suas necessidades. 

É importante lembrar que uma comunicação sozinha não pode criar essa percepção e impacto na mente de ninguém. É a experiência que o consumidor tem em receber um bom serviço que força todas as qualidades de uma franquia ou negócio.

Para um bom posicionamento de marca pense em buscar uma agência de marketing digital especializada.

Top of mind

O grande desafio para um profissional de marketing de uma franquia ou negócio é construir uma marca que seja "top of mind". Os consumidores só conseguem pensar em um número limitado de nomes quando estão considerando comprar um produto ou contratar um serviço. 

Construir uma marca líder na categoria significa conseguir alcançar o status de top of mind com o maior número de consumidores. Algumas marcas alcançam um status tão forte de destaque em seus setores que se tornaram termos genéricos para as suas categorias.

Imagem 

Negócios são contratados, ou produtos são comprados, por causa daquilo que eles significam para seus consumidores e clientes. Por isso é mais que importante criar estratégias de comunicação que fortaleçam essa mensagem de forma consistente com o marketing digital.

Imagine que na Internet as pessoas não estão comprando um produto e sim uma imagem, pense nisso e capriche nos valores da imagem para o seu negócio. 

Parte do mercado

 

"Antes que você possa ter uma parte do mercado, você deve ter uma parte da mente." - Linda Wolf

 

Por que essas estratégias são tão importantes para o negócio?

Como expresso antes, a importância do SHARE OF HEART e SHARE OF MIND se dá justamente pela aproximação da marca com o seu público.

Quanto mais próximos os clientes ficarem do negócio, melhores também os resultados. E a publicidade gratuita é um dos grandes ganhos, novamente queremos dizer que não existe um marketing mais forte que o boca a boca, principalmente quando ele se "viraliza".

Se você parar para reparar, o mercado apresenta cada vez mais produtos e serviços com qualidade equivalente, atendimento de altíssima qualidade é fundamental.

Como já é sabido, oferecer um excelente atendimento com uma excelente mercadoria é apenas o mínimo. E quem não trabalha com tais padrões sequer tem espaço dentro do seu próprio nicho.

Para ter sucesso, é preciso mais do que o simples ou básico. É preciso ir além! E as estratégias Share of Heart e Share of Mind envolvem o cliente possibilitando mais do que uma recorrência nas vendas, mas uma expansão da marca e também a solidificação da mesma.

Alguns bons motivos para investir nessas estratégias e que reafirmam sua importância são que elas dizem respeito ao futuro da empresa e o incremento do Marketing Share.

Mais do que fazer algumas vendas na hora, o objetivo destes conceitos é propiciar um futuro melhor para o empreendimento, clientes voltando comprar, ou comprando outros produtos de sua marca é realmente algo sensacional.

 

A importância da fidelização da marca para o Marketing Share

Antes de finalizar o artigo é importante ainda destacar a importância da fidelização da marca para o Marketing Share.

Complementando as estratégias de Share of Heart e Share of Mind, a fidelização da marca é uma das formas de mensurar o seu sucesso.

Quer exemplos de marcas que alcançaram um bom nível de fidelização e que tem seu Share of Heart e Share of Mind sempre em dia? O iOS e o Android, você já parou para reparar que mais parece uma religião do que uma marca?

Quem tem o iPhone simplesmente não abre mão da marca e quer convencer a todos de sua superioridade. Por sua vez, quem usa os modelos com sistema Android, como aparelhos da Samsung e da Motorola, procuram falar ao máximo de pessoas sobre porque esta é a melhor escolha na hora de fazer a compra de um celular.

Ter a sua marca e a sua franquia fidelizada significa, portanto, estar sobre os holofotes do seu público.

Por isso, não deixe de investir no Share of Heart e Share of Mind e comece a estreitar a relação com o seu cliente hoje mesmo. Faça parte do seu dia e não apenas da compra, se importe de verdade com seu principal ativo: seus clientes.

 

O que é Marketing Share?

O que é Marketing Share?

Para finalizar e deixar tudo muito claro, o marketing share é um indicador que todo empresário deveria se preocupar ou estar atento a ele.

O marketing share é o percentual das vendas que uma empresa tem comparando com seus concorrentes de mercado.

Vamos dar um exemplo mais prático, imagine que sua empresa comercializa cadeiras e vende 20 mil cadeiras por mês, já os seus concorrentes somados vendem 100 mil cadeiras, isso quer dizer que o seu MARKETING SHARE é de 20%.

Entendeu O que é Marketing Share? Se precisar de ajuda comente conosco.

 

Se você gostou deste artigo sobre Share of Heart e Share of Mind para aumentar o  Marketing Share do seu negócio, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.